Novembro Azul – HSJ alerta para Câncer da Próstata

 

Símbolo internacional da campanha

Depois no Outubro Rosa, mês dedicado à luta contra o Câncer de Mama, comemora-se agora o Novembro Azul, prolongando as celebrações do último sábado, dia 17, data marcada pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer da Próstata.

Os sintomas são fortes, mas podem ser confundidos com outros males. Normalmente começa por uma dificuldade de urinar, uma alteração na frequência urinária, uma diminuição na força do jato da urina, por conta da localização aproximada da próstata à bexiga do homem.

Para que se compreenda melhor, aqui vai uma explicação básica:

  • A Próstata é uma glândula existente apenas no corpo humano masculino. Está situada abaixo da bexiga, na frente do reto, envolvendo uma parte da uretra, por onde passa a urina para ser expelida.
  • Daí os sintomas do câncer de próstata terem relação com alterações urinárias. Uma próstata com câncer fica deformada, inchada. Como está como que abraçando a uretra ela causa essas dificuldades urinárias.
  • Mas este câncer vai além da disfunção urinária. A próstata produz 70% do sêmen, representando um papel importantíssimo no desempenho sexual e fertilidade do homem.

Campanha Nacional de Prevenção

Um dos maiores problemas da detecção precoce deste que é o sexto tipo de câncer mais comum em todo o mundo, é a falta de prevenção. O exame é feito por um urologista que realiza o chamado exame do Toque Retal. Como a próstata está logo de frente para o reto, o urologista terá de sentir a próstata através do reto do paciente. É um exame constrangedor, principalmente para homens mais velhos, de gerações marcadas por vários tabus. Por isso as estatísticas mostram que homens a partir dos 65 anos são os afetados por esta doença.

A prevenção deverá ser feita principalmente a partir dos 45 anos, lembrando que homens com casos de câncer de próstata, ou qualquer outro tipo de câncer na família, deverá tomar medidas de precaução mais cedo.

Existe também o PSA, exame de sangue que identifica um aumento de determinada proteína produzida pela próstata, algo que indica a possibilidade da doença. Mas os médicos avisam: o PSA não substitui o exame de Toque Retal!

Por isso o Ministério da Saúde criou como slogan desta campanha “Um Toque, Um Drible”. Não perca tempo. Faça o exame e cuide-se!

Por Claudia Ferreira

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>