Projeto da Ouvidoria do Hospital São José fortalece mensuração de satisfação de clientes

O serviço de Ouvidoria do HSJ – Hospital São José, RJ, é a ponte entre pacientes e demais clientes e a Instituição, responsável por ouvi-los e colher elogios e reclamações. Buscando aprimorar ainda mais a mensuração da satisfação desse público, a equipe realiza a Busca Ativa, que há um ano vem trazendo bons resultados.

“Por meio da Busca Ativa vamos até nossos clientes para realizarmos pesquisas. Nas recepções questionamos itens como a satisfação no atendimento e nos quartos perguntamos aos pacientes e acompanhantes sobre o relacionamento com médicos e equipes de enfermagem, limpeza e alimentação, por exemplo”, explicou Ingridy Lopes, Supervisora da Ouvidoria.

Busca Ativa é realizada nas recepções e nos quartos de internação

As vantagens da iniciativa são muitas. “Realizar a pesquisa de maneira pró-ativa nos ajuda a identificar mais pontos de melhoria e antecipar a resolução de situações. Às vezes podemos ter um paciente internado que possui uma insatisfação, mas que ainda não teve oportunidade de relatá-la. Indo até ele resolvemos com mais agilidade e, com isso, aumentamos a sua satisfação. É comum percebermos que eles ficam mais satisfeitos quando demonstramos interesse em perguntá-los e até comentam que nunca viram esse tipo de atuação em outras instituições”, completou Ingridy.

Dados os bons resultados com a Busca Ativa, a equipe ampliou a meta mensal de 931 pesquisas/mês (2017) pra 1146 pesquisas/mês, nesse ano. “Estamos muito satisfeitos com esse projeto. A Ouvidoria é a voz do cliente. Então, o que pudermos fazer para colher mais informações com eles é benéfico. Com isso, geramos retorno positivo para a imagem do Hospital São José”, disse a supervisora.

Equipe da Ouvidoria da esquerda para a direita: Carla Ingride dos Santos, Auxiliar de Suporte Administrativo, e Ingridy Lopes, supervisora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *