Prevenção do câncer de mama em foco: colaboradoras do Hospital São José são orientadas sobre tema

Você sabia que o câncer de mama representa 28% dos novos casos que surgem da doença? Esse e outros alertas foram repassados às colaboradoras do HSJ – Hospital São José, RJ, no dia 16/10, durante a palestra interativa da campanha “Ame-se e Previna-se”, realizada por meio de parceria com a Associação Congregação Santa Catarina (ACSC), da qual o HSJ faz parte, com a Victory Saúde (consultoria em benefícios).

“É preciso que vocês também estimulem as pessoas próximas sobre a prevenção do câncer de mama. De 10 a 15% das causas é por fator genético, ou seja, temos mais chances de nos prevenir. A doença também atinge os homens e costuma ser mais agressiva com esse público”, ressaltou a palestrante Juliana Vasques, que também abordou, de maneira didática, os sintomas do câncer de mama, as formas de prevenção e detecção precoce da doença e demais informações.

A enfermeira Juliana Vasques abordou diversos aspectos relativos à prevenção do câncer de mama

O ponto alto do encontro foram as dinâmicas promovidas com as participantes, que tiveram que representar em grupo, por meio de balões e massa de modelar, a aparência dos seios quando estão com os sintomas do câncer de mama apresentados na palestra. Além disso, as colaboradoras puderam manusear o protótipo “Mama Amiga” para praticarem o autoexame.

Colaboradoras fizeram representações dos sintomas do câncer de mama com bolas e massa de modelar

“A dinâmica foi muito boa, pois me ajudou a fixar os pontos aprendidos na palestra”, elogiou a Técnica de Enfermagem Gabriela de Oliveira. Para a Camareira Jovita Aparecida de Souza Cadena o evento‘abriu seus olhos’. “Às vezes evitamos pensar no problema. Por isso, a palestra me alertou e tirou diversas dúvidas”, completou.

Sutiã Rosa, vendido em prol das pacientes do Hospital Amparo Maternal, foi sorteado para as participantes da palestra

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *