Projetos do Hospital São José são apresentados no 3º Fórum Latino-Americano de Qualidade e Segurança na Saúde

Dois trabalhos do Hospital São José/RJ foram apresentados no 3º Fórum Latino-Americano de Qualidade e Segurança na Saúde, promovido pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein em parceria com o Institute for Healthcare Improvement/IHI. Os resultados foram exibidos nos dias 29 e 30 de agosto e são fruto do trabalho e engajamento das equipes do HSJ (colaboradores da assistência, do administrativo e do apoio) em projetos de melhoria e ações relacionadas ao cuidado centrado na pessoa.

“Redução de queda no ambiente hospitalar” abordou o projeto que resultou em oito meses consecutivos sem nenhuma queda de pacientes na unidade piloto do HSJ (1º bloco A). Para atingir o objetivo, adequou-se o dimensionamento da enfermagem e criou-se ferramenta para correta identificação e sinalização do risco de queda.

O segundo trabalho apresentado, “O que importa para você – relato da experiência de uma unidade hospitalar”, mostrou os resultados da campanha promovida em 2016 e 2017.  “O ambiente hospitalar é um local de ansiedade e preocupação. Por isso precisamos estar atentos às particularidades de cada paciente. Nosso trabalho foi amplo e nos trouxe muito aprendizado, desenvolvendo empatia, solidariedade e esperança entre as equipes”, destacou a coordenadora de enfermagem Renata Gomes, que também parabenizou a todos os envolvidos em ambos os trabalhos. “Essa é a tradução do trabalho de cada colaborador que direta ou indiretamente participou”, completou.

Mainara Xavier, coordenadora de qualidade, foi uma das participantes dos projetos e comemora os resultados. “Esse é um dos maiores eventos de Qualidade e Segurança do Paciente. É formidável demonstrar o trabalho realizado pelo Hospital São José neste momento.  Os trabalhos são executados pela metodologia do Programa Salus Vitae – Programa Corporativo de Qualidade e Segurança do Paciente cujo o intuito é a redução do sofrimento. Foi realizado a mensuração dos dados para garantir que as mudanças se tornaram uma melhoria. Para isso é feito um estudo para conhecer a estrutura, os processos e as pessoas envolvidas. Com o trabalho em equipe com foco, tempo e método atingimos o resultado apreciável/meritório”.

Equipe do HSJ no Fórum reunida com profissionais de outras Casas da Associação Congregação Santa Catarina



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *