Palestra no Hospital São José alerta sobre importância da reciclagem

Quais são os principais mitos na reciclagem? E qual a diferença entre reciclagem e reaproveitamento de materiais? Esses e outros questionamentos foram respondidos na palestra “Reciclagem – Importância na preservação ambiental”, ministrada dia 22/8, no HSJ (Hospital São José), RJ, por Suely Ferreira (Diretora Técnica de consultoria de meio ambiente). A ação faz parte da campanha Menos é +: Menos Descartes, Mais Benefícios, promovida em toda a Associação Congregação Santa Catarina nos meses de julho e de agosto.

“Pretendo apresentar o conceito de reciclagem, que é extremamente importante, mas que não resolve o problema da má preservação do meio ambiente. Precisamos mudar nossa conduta com o planeta”, destacou a palestrante no início do evento. Durante o encontro Suely também mostrou como ocorrem os ciclos de produção dos materiais, ressaltando que nem todo o resíduo é reciclável e que reaproveitá-lo não quer dizer que não prejudicará o ecossistema. “Há alguns mitos que circulam como, por exemplo, as sacolas biodegradáveis, que não se decompõem tão facilmente quanto é informado”, explicou.

Dúvidas sobre o tema foram esclarecidas

Para evitar a geração excessiva de rejeitos a palestrante aconselhou os ouvintes. “Antes de consumir se pergunte: eu preciso mesmo disso? Temos que ser mais críticos em relação ao consumo e às informações sobre o tema que nos são repassadas. É necessário sermos conscientes”, expôs. Ao final, abordou três pontos de atenção que todos devem ter para a preservação do meio ambiente: não exagerar no consumo; reciclagem tem limite; e ser bem informado.

“Gostei muito da palestra. Percebi que ações pequenas no dia a dia podem impactar para melhoria do meio ambiente. Não imaginava algumas das coisas que ela abordou, como a questão dos materiais que têm diversas composições e, por isso, não podem ser reciclados. Muito interessante”, elogiou Mariane Fischer, assistente administrativo da Direção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *