Semana da Enfermagem do Hospital São José destaca a Sistematização da Assistência de Enfermagem

A transformação da Assistência de Enfermagem do HSJ – Hospital São José foi o ponto central da Semana da Enfermagem 2017, realizada entre os dias 9 e 12 de maio no Centro de Estudos da Instituição. De maneira descontraída, profissionais puderam refletir sobre a importância do cuidado focado nas necessidades dos pacientes, sejam elas de saúde ou até mesmo sociais, por exemplo.

“A SAE é essencial para nós e esse relacionamento com os pacientes fará toda a diferença para nosso trabalho. Todos os hospitais têm serviços similares, mas nosso diferencial será a maneira como lidamos com as pessoas. Precisamos fazer com que nossos pacientes se sintam importantes e acolhidos”, destacou Diógenes Couto (diretor executivo do Hospital) durante abertura das atividades.

O diretor executivo, Diógenes Couto, realizou a abertura da Semana ressaltando a importância do cuidado humanizado

A Semana iniciou com um café da manhã de confraternização, no qual foram exibidas apresentações sobre a identidade dos enfermeiros. Ainda nos dias 9 e 10 foi realizado o Cine Enfermagem com o filme “Intocáveis” (2012). A obra conta a história de um milionário francês tetraplégico e seu acompanhante que, apesar da falta de preparo técnico, se preocupa em fazê-lo feliz. “Por que o milionário o escolheu para cuidá-lo? Porque ele é mais verdadeiro, tratando a pessoa como um igual, não colocando barreiras na relação e sem preconceito. Vamos refletir sobre a importância de se entregar nesse cuidado”, disse a psicóloga do HSJ Nara Lopes dos Santos, convidando os participantes a refletirem após a exibição do filme.

 

O Cine Enfermagem trouxe à reflexão a necessidade da entrega no cuidado com os pacientes

 

“O filme teve total relação com nossa profissão. Temos que ter máximo cuidado com nossos pacientes e fazer o que importa para eles com carinho e atenção. A forma de abordar o tema foi muito dinâmica.”

 Claudia Cardoso Rebello, enfermeira

 

 

 

Na sequência do Cine Enfermagem, colaboradores da Gerência da Enfermagem e da Gestão de Pessoas apresentaram a música Maior (Dani Black e Milton Nascimento), recebendo o reforço dos participantes no coro. “Essa é uma canção que tem tudo a ver com o momento, no qual estamos nos fortalecendo e construindo esse projeto tão relevante para nosso serviço assistencial”, ressaltou Paulo Bastides, gerente de enfermagem do HSJ.

A apresentação foi realizada por Fábio Fragoso (Educação Continuada), Stefane Branco (Gerência de Enfermagem) e Jaqueline Araújo (Gestão de Pessoas)

Já nos dias 11 e 12, colaboradores da equipe assistencial do Hospital mostraram seu lado artístico na apresentação de peça teatral sobre a história das pacientes Valéria Cristina e Zacarias e o cotidiano do atendimento de membros da enfermagem de um hospital. Arrancando gargalhadas dos participantes, o grupo mostrou a necessidade dos profissionais seguirem as diretrizes da SAE, além de questões como a proibição do uso de adornos e a higienização das mãos. “A peça nos passou situações que às vezes podemos não perceber no dia a dia. É importante ter técnica, mas não devemos nos esquecer da humanização. Foi muito bom”, elogiou a técnica de enfermagem Lediane Aparecida Barbosa.

O teatro mostrou, de maneira descontraída, o dia a dia dos profissionais de enfermagem e de que maneira podem aplicar a SAE

Finalizando as atividades, supervisores, coordenadores e o gerente de enfermagem se uniram aos participantes em uma corrente para reflexão. “Somos todos um elo. Não podemos seguir nosso trabalho sem vocês, que são muito importantes para nós. Precisamos nos envolver cada vez mais na SAE para nosso sucesso”, ressaltou Sydineia Branco, supervisora de enfermagem do setor de internação particular.

“Aprendi que posso ser uma pessoa e uma profissional melhor do que era antes, sabendo ouvir a necessidade dos pacientes e tratando-os de maneira diferenciada. Acredito que o filme e a peça teatral foram ótimos para absorvermos as informações.” – Katia Paim da Silva Melo, enfermeira

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *