Arquivos mensais: janeiro 2021

HSJ realiza ações internas para celebrar o Janeiro Branco

Equipe de GP e líderes da Casa

O setor de Gestão de Pessoas do Hospital São José – Teresópolis, em parceria com o Serviço de Nutrição Dietética (SND), realizou nesta semana, uma ação especial aos colaboradores e aos líderes da Casa em alusão ao Janeiro Branco. Com o tema Não deixe o janeiro passar em branco, a campanha tem como objetivo a reflexão sobre a saúde mental.

Nos últimos dias 21 e 22, os colaboradores foram surpreendidos com um café da manhã especial. A equipe de SND preparou um cardápio saudável e farto para recepcioná-los no refeitório.  O GP fez um breve discurso sobre o movimento, associando a alimentação saudável à qualidade de vida. Em seguida, a Pastoral realizou uma oração com todos os presentes.

Colaboradores se reuniram para oração antes do café da manhã especial

Já as lideranças da Casa receberam da equipe de Gestão de Pessoas um kit sobrevivência com elástico, lápis, bala, borracha, clips e saquinho de chá, além de um texto com as explicações relacionadas aos itens, indispensáveis para o dia a dia e para uma boa saúde da mente.

Kit sobrevivência entregue aos líderes da Casa

Janeiro Branco – A campanha foi criada em 2014 por dois psicólogos de Minas Gerais. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental, colocando o assunto em evidência e alertando para a prevenção ao adoecimento emocional.

O mês de janeiro é tradicionalmente marcado pela cultura do recomeço, da renovação. Por isso, o movimento é realizado no início do ano, considerando janeiro como uma “página em branco” para ser preenchida com metas que visam o bem-estar.

Hospital São José comemora aniversário de 59 anos

A entrada principal do hospital foi decorada para celebrar a data

No último dia 06, o Hospital São José, em Teresópolis, completou 59 anos. Devido às restrições por conta da pandemia, neste ano a programação limitou-se aos colaboradores, que receberam um bolo durante as refeições no refeitório. No mesmo local, a Pastoral divulgou um vídeo de agradecimento com imagens históricas e atuais para que todos pudessem conhecer a trajetória da instituição, hoje reconhecida como referência em Oncologia no Estado do Rio de Janeiro.

O Diretor executivo do hospital, Sidnei Luis Rugeri, aproveitou a ocasião para agradecer a todos que fazem parte da história do HSJ, em especial aos colaboradores. “Formamos uma equipe empenhada na humanização e dedicada na assistência aos pacientes. Portanto, no aniversário de 59 anos da nossa Casa é importante agradecer a cada um que contribui para a construção da nossa trajetória. O Hospital São José são os nossos colaboradores, que trabalham com carinho e dedicação para a população”.

O Diretor Executivo, Sidnei Luis Rugeri (à direita), comemorou a data ao lado de lideranças da Casa

História

A história do HSJ foi iniciada por Alice Quintella Maurício Regadas e Judite Quintella Maurício de Paula no fim da década de 50, e se fortaleceu com o apoio das Irmãs da Congregação de Santa Catarina.

Hoje, com quase 6 décadas de história, a Casa – uma das unidades assistenciais da Rede Santa Catarina – conta com mais de 700 colaboradores, 400 médicos e 200 prestadores de serviços, que se dedicam a cuidar de vidas com amor.

Sempre tendo como base os valores de cuidado e compromisso com a sociedade, ao longo dos anos a busca constante pela qualidade se solidificou fazendo com que o Hospital São José se tornasse referência em Oncologia no Estado do Rio de Janeiro. Os serviços oferecidos na unidade englobam as especialidades de oncologia clínica, cirúrgica e quimioterapia.  Anualmente são realizados cerca de 28 mil atendimentos, pautados no acolhimento e humanização.