Arquivos diários: 02/01/2018

Hospital São José realiza Semana da Qualidade e Segurança do Paciente

A qualidade começa em você: esse foi o tema da 4ª Semana da Qualidade e Segurança do Paciente do HSJ – Hospital São José, RJ, promovida entre os dias 20 e 22 de dezembro, que com diversas atividades despertou a consciência dos colaboradores para o assunto.

Abertura foi realizada pela Diretora Executiva Cristina Heringer

“Precisamos focar na segurança dos pacientes para realizarmos a assistência com qualidade. Esse é um trabalho não só daqueles que lidam diretamente com os pacientes, mas de todos os colaboradores, e que tem sido realizado de forma árdua e contínua”, destacou a Diretora Executiva Cristina Heringer na abertura da Semana.

O Gerente Regional de Gestão de Pessoas, Henrique Saeta, foi responsável por ministrar a primeira atividade do evento – “Envolvimento Total”, que ressaltou a importância do bem estar dos colaboradores para a execução adequada de suas tarefas. Por meio de dinâmicas, Henrique estimulou os participantes a pensarem na sua saúde física e mental e seus propósitos de vida, por exemplo. “Ao fazer o seu trabalho você precisa se conectar ao seu propósito”, destacou.

“Somos gente que cuida de gente. Precisamos estar bem conosco e com os demais em prol dos pacientes.” – Drª. Daniela Menezes, Gerente Regional de Qualidade e Segurança do Paciente

A troca de experiências entre colaboradores também foi abordada na Semana. Mainara Pereira, Coordenadora de Qualidade do HSJ, explicou o projeto que oportunizou aos profissionais atuarem em diferentes áreas do Hospital, acompanhados por membros das equipes. “A ação possibilita que um colaborador some ao trabalho do outro. O Hospital é uma rede, os pacientes passam por diversos setores. Por isso, precisamos nos colocar no lugar do outro”, apontou Mainara. Profissionais que passaram pela experiência enriqueceram o debate com seus relatos.

Colaboradores relataram experiências ao trocarem de setores

“Consegui perceber o quanto somos importantes para a segurança do paciente. Unidos conseguimos realizar um bom trabalho, ainda mais se estivermos bem conosco. Achei a troca de setores muito interessante, pois os colaboradores conseguem enxergar o todo.” – Giovana Inácio da Silva, Técnica de Segurança

O Minicurso de Ciência da Melhoria, promovido no dia 21, apresentou metodologia para aprimoramento de processos, com ferramentas para avaliar as necessidades, definir objetivos e estratégias, medir e analisar resultados, entre outros pontos. “Nem toda mudança gera melhoria. Mas para acontecer a melhoria é necessária a mudança”, ressaltou Drª. Daniela.

Minicurso ensinou metodologia para melhorias por meio de dinâmicas

Encerrando a Semana, a Sessão de Cinema com o filme “Sully: o herói do Rio Hudson” trouxe à tona a discussão sobre a importância da preocupação com a vida do próximo. A obra relata a história do Capitão Chesley “Sully” Sullenberger, que conseguiu pousar um avião em pane no rio Hudson (Nova Iorque) e salvou a vida de 150 passageiros.

“Às vezes passamos por situações críticas e precisamos ter profissionalismo, seguindo protocolos e trabalhando em equipe, por exemplo”, disse Dr. João Maria Ferreira (Diretor Técnico) durante debate, relacionando o assunto ao filme. “O que mais chamou minha atenção foi o fato do Sully não descansar até ter notícias sobre a quantidade de passageiros resgatados. É assim que devemos agir quando se trata da vida do paciente”, completou Paulo Bastides, Gerente de Enfermagem.

Integração marcou evento