Imprensa

HSJ celebra Páscoa com ações internas

Entrega de chocolates, café da manhã temático e orações em formas de cânticos. Estas foram as ações realizadas, nesta semana, no Hospital São José, em comemoração à Páscoa. Os doces foram distribuídos aos colaboradores pela Gestão de Pessoas, a Assistência ofertou às lideranças um delicioso café da manhã, já a Pastoral trouxe à unidade o grupo Anjos da Costura, que entoou cânticos em todos os setores do HSJ e distribuiu bombons às equipes como forma de agradecimento pelo trabalho.

Equipe da Pastoral e grupo Anjos da Costura

Uma mesa farta e que falava por si – o pão e o vinho, o corpo e o sangue. Assim foi o café da manhã, preparado pela Assistência, para a liderança da Casa e equipe multidisciplinar – o sentido do MAE, amor e ciência.  A irmã Ana Maria iniciou o encontro fazendo reflexões sobre o verdadeiro sentido da Páscoa. Em seguida, a enfermeira Sydineia Branco complementou falando sobre o evangelho. Emocionado com o momento, o Gerente de Enfermagem, Paulo Sergio Bastides, afirmou: “Somos um corpo e cada um aqui representa uma parte, um sistema, as células e, ao nos unirmos somos únicos”.

Para complementar a série de ações, o grupo de costureiras voluntárias da cidade, Anjos da Costura, em conjunto com a Pastoral, percorreu o hospital levando palavras de conforto, oração e entoando músicas cristãs. E, distribuiu chocolates aos profissionais do HSJ – arrecadados em parceria com a população da cidade – em agradecimento aos serviços prestados.

Mesa do café da manhã especial para as lideranças

Para o Diretor Executivo, Sidnei Rugeri, estas ações são ótimas oportunidades para incentivar um momento de reflexão entre os colaboradores e oferecer dias diferentes dos vividos em pandemia.  “Acho que podemos fazer a diferença. Estas iniciativas visam o bem-estar de todos e proporcionam momentos de descontração e, principalmente, de espiritualidade. A Páscoa representa renascimento, então precisamos aproveitar essa época para renascermos”.

 

HSJ realiza ações internas para celebrar o Janeiro Branco

Equipe de GP e líderes da Casa

O setor de Gestão de Pessoas do Hospital São José – Teresópolis, em parceria com o Serviço de Nutrição Dietética (SND), realizou nesta semana, uma ação especial aos colaboradores e aos líderes da Casa em alusão ao Janeiro Branco. Com o tema Não deixe o janeiro passar em branco, a campanha tem como objetivo a reflexão sobre a saúde mental.

Nos últimos dias 21 e 22, os colaboradores foram surpreendidos com um café da manhã especial. A equipe de SND preparou um cardápio saudável e farto para recepcioná-los no refeitório.  O GP fez um breve discurso sobre o movimento, associando a alimentação saudável à qualidade de vida. Em seguida, a Pastoral realizou uma oração com todos os presentes.

Colaboradores se reuniram para oração antes do café da manhã especial

Já as lideranças da Casa receberam da equipe de Gestão de Pessoas um kit sobrevivência com elástico, lápis, bala, borracha, clips e saquinho de chá, além de um texto com as explicações relacionadas aos itens, indispensáveis para o dia a dia e para uma boa saúde da mente.

Kit sobrevivência entregue aos líderes da Casa

Janeiro Branco – A campanha foi criada em 2014 por dois psicólogos de Minas Gerais. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental, colocando o assunto em evidência e alertando para a prevenção ao adoecimento emocional.

O mês de janeiro é tradicionalmente marcado pela cultura do recomeço, da renovação. Por isso, o movimento é realizado no início do ano, considerando janeiro como uma “página em branco” para ser preenchida com metas que visam o bem-estar.

Hospital São José comemora aniversário de 59 anos

A entrada principal do hospital foi decorada para celebrar a data

No último dia 06, o Hospital São José, em Teresópolis, completou 59 anos. Devido às restrições por conta da pandemia, neste ano a programação limitou-se aos colaboradores, que receberam um bolo durante as refeições no refeitório. No mesmo local, a Pastoral divulgou um vídeo de agradecimento com imagens históricas e atuais para que todos pudessem conhecer a trajetória da instituição, hoje reconhecida como referência em Oncologia no Estado do Rio de Janeiro.

O Diretor executivo do hospital, Sidnei Luis Rugeri, aproveitou a ocasião para agradecer a todos que fazem parte da história do HSJ, em especial aos colaboradores. “Formamos uma equipe empenhada na humanização e dedicada na assistência aos pacientes. Portanto, no aniversário de 59 anos da nossa Casa é importante agradecer a cada um que contribui para a construção da nossa trajetória. O Hospital São José são os nossos colaboradores, que trabalham com carinho e dedicação para a população”.

O Diretor Executivo, Sidnei Luis Rugeri (à direita), comemorou a data ao lado de lideranças da Casa

História

A história do HSJ foi iniciada por Alice Quintella Maurício Regadas e Judite Quintella Maurício de Paula no fim da década de 50, e se fortaleceu com o apoio das Irmãs da Congregação de Santa Catarina.

Hoje, com quase 6 décadas de história, a Casa – uma das unidades assistenciais da Rede Santa Catarina – conta com mais de 700 colaboradores, 400 médicos e 200 prestadores de serviços, que se dedicam a cuidar de vidas com amor.

Sempre tendo como base os valores de cuidado e compromisso com a sociedade, ao longo dos anos a busca constante pela qualidade se solidificou fazendo com que o Hospital São José se tornasse referência em Oncologia no Estado do Rio de Janeiro. Os serviços oferecidos na unidade englobam as especialidades de oncologia clínica, cirúrgica e quimioterapia.  Anualmente são realizados cerca de 28 mil atendimentos, pautados no acolhimento e humanização.

 

 

Hospital São José realiza workshop sobre Navegação de Pacientes

Nos meses de outubro e novembro, em que são celebrados os meses de conscientização e prevenção do câncer em mulheres e homens, respectivamente, o Hospital São José, de Teresópolis, realizou workshops sobre o tema Navegação de pacientes. O evento foi realizado no auditório do Hospital, seguindo todos os protocolos de segurança preconizados pelo Ministério da Saúde, e contou com a presença da Subsecretária de Saúde da cidade e do Vice-prefeito que participaram ativamente da proposta desse trabalho.

Evento contou com participação de profissionais da área de Saúde da região

O conceito de navegação de pacientes foi criado em 1990, pela American Cancer Society, com a missão de reduzir desigualdades para pessoas com câncer de baixa renda. Estudos evidenciaram que comunidades de baixa renda enfrentam barreiras significativas quando precisam buscar diagnóstico e tratamento do câncer. Geralmente são diagnosticadas tardiamente, e, por isso, apresentam baixa taxa de recuperação.

De acordo com o Dr. Carlos Frederico, Mastologista do HSJ, “o objetivo da navegação de pacientes é fornecer auxílio gratuito a pacientes com câncer que são usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) durante todo o processo da doença, desde o diagnóstico e ao longo do tratamento. A ideia é que os navegadores clínicos sejam facilitadores, reduzindo as inúmeras barreiras impostas cotidianamente a esses pacientes e seus familiares”.

Dr. Carlos Frederico, Mastologista do Hospital São José

O evento, que foi comandado pelo mastologista e abordou temas como modelos de navegação de pacientes, câncer de mama no Brasil e no mundo e a importância do navegador de pacientes, trará desdobramentos positivos para a cidade e para região. “Oferecer este tipo de serviço, além de resolver os problemas dos pacientes de forma colaborativa, mostra que estamos nos preocupando com o paciente antes mesmo de ele chegar aqui. O intuito é facilitar o seu acesso ao diagnóstico e ao tratamento no tempo adequado para consequentemente ter um desfecho positivo”, complementa ele.

 

 

Hospital São José realiza procedimento urológico inédito na região serrana

A nova técnica é indicada para diversos distúrbios urológicos, como as incontinências urinária e fecal

A neuromodulação sacral, a mais moderna e abrangente técnica para o controle de distúrbios do assoalho pélvico, como as incontinências urinária e fecal, e a dor pélvica crônica, já pode ser realizada na região serrana. O urologista Renato Gomes Barbosa, junto de sua equipe, realizou o procedimento pela primeira vez esta semana, no Hospital São José, em Teresópolis.

A neuromodulação sacral funciona como uma espécie de marca-passo. Segundo Dr. Renato, “trata-se de um implante de eletrodo na raiz sacral S3 e implante subcutâneo de um pequeno gerador na região glútea. Esse gerador nada mais é do que um marca-passo. Ele vai dando os impulsos, restaurando a comunicação entre a bexiga e o sistema nervoso central, e vice-versa, reativando o seu controle”.

Ainda de acordo com o urologista, “a neuromodulação sacral é uma técnica que funciona muito bem para o tratamento da incontinência urinária por urgência (que pode ser neurogênica ou idiopática), da dor pélvica, da cistite intersticial e de determinados casos de retenção urinária. É também empregada no tratamento de disfunções miccionais em crianças, adolescentes e adultos de ambos os sexos”.

Em toda a região serrana, o Hospital São José é pioneiro na realização deste procedimento, sendo referência no setor de urologia na cidade de Teresópolis. Com uma equipe composta por 5 médicos urologistas, de diferentes especialidades dentro desta área, os pacientes são beneficiados com um atendimento abrangente e completo e diagnósticos mais apurados e precisos. O procedimento da neuromodulação sacral é regulamentado e autorizado pela ANVISA e está disponível, em princípio, para pacientes particulares e conveniados.

 

HSJ comemora 1 ano de gestão do Diretor Executivo

O Diretor comemorou a data ao lado das lideranças da Casa

      No último dia 04, o Diretor Executivo do Hospital São José, em Teresópolis (RJ), Sidnei Luis Rugeri, comemorou 1 ano de gestão. A data foi celebrada com uma singela cerimônia surpresa que aconteceu no auditório da unidade e contou com a participação das lideranças da Casa.

O Diretor foi surpreendido pela homenagem. No telão, vídeo de familiares e fotos relembrando os principais momentos da administração emocionaram a todos os participantes. Em um breve discurso, Sidnei falou sobre o primeiro ano de gestão à frente do HSJ, assim como o envolvimento de toda equipe. “O sentimento é de gratidão pelo acolhimento e por todos os colaboradores que ajudaram nesse período a superar as expectativas iniciais”, afirma.

Na ocasião, o Diretor fez questão de ressaltar que os avanços alcançados em 1 ano são frutos de entrega e dedicação intensa dos gestores, colaboradores e corpo clínico, sendo uma construção coletiva, com participação inclusive dos pacientes.

 

Hospital São José oferecerá exame exclusivo na região serrana e atendimento ambulatorial para pacientes cardiológicos

Com o objetivo de proporcionar aos seus pacientes um atendimento cada vez mais especializado e com alta qualidade técnica, a partir de setembro, o Hospital São José (Teresópolis/RJ) oferecerá o Ecocardiograma de Estresse Farmacológico, um exame de ultrassom do coração, associado ao uso de medicamentos. Este exame possibilita visualizar a contração do coração em repouso e em esforço máximo, semelhante ao atingido durante o exame de esforço realizado em esteira ergométrica.

Durante o procedimento, o paciente é posicionado na cama, são tiradas imagens do coração, enquanto é infundida uma medicação na veia do paciente para aumentar a frequência cardíaca. Nesse momento, é feita a avaliação da contração da musculatura de todo o coração.

Segundo a Dra. Mirna Ribeiro da Fontoura Vilela, chefe do serviço de Cardiologia do HSJ, “é um exame rico em informações, porque possibilita avaliar os riscos de infarto, as válvulas cardíacas, a viabilidade da musculatura cardíaca em pacientes já infartados, e é uma ótima opção para análise cardíaca em pacientes que serão submetidos a cirurgias”.

Dra. Mirna Ribeiro da Fontoura Vilela, responsável pelo serviço de Cardiologia do HSJ

Além da importância para a avaliação diagnóstica, o destaque é que, em toda região serrana, o HSJ será a única instituição hospitalar a oferecer esse tipo de exame, se tornando referência local para o atendimento e tratamento de doenças cardíacas.

Outra novidade, também de grande benefício para os pacientes cardiológicos particulares e de convênio que procurarem a unidade, é a disponibilização do atendimento ambulatorial. Contando com uma equipe de médicos cardiologistas e um arritmólogo (médico especializado no tratamento de arritmias cardíacas), estes pacientes terão à disposição no pronto-atendimento do hospital o tratamento mais qualificado e apropriado para cada caso.

De acordo com o Dr. Bruno Andréa, arritmólogo que integrará a equipe de cardiologia do hospital a partir de setembro, “com o pronto-atendimento especializado, os pacientes que sofrem de arritmia cardíaca, por exemplo, poderão ter melhor acompanhamento e receber um tratamento mais direcionado de um arritmólogo. Cerca de 80% das arritmias cardíacas são totalmente curáveis, por isso, faz toda a diferença ser tratado por um profissional especializado nessa área, que é extremamente complexa e que exige anos de prática, tendo ainda pouco profissionais qualificados”.

Dr. Bruno Andréa, Cardiologista arritmólogo

 

Equipe de Oncologia do HSJ homenageia paciente

O aniversário de Douglas José de Lima, 69 anos, paciente do setor de Oncologia do Hospital São José, Teresópolis, não passou em branco. Na última quinta-feira (06), a equipe de Enfermagem e Apoio resolveu comemorar a data com uma dose extra de alegria. Durante o tratamento, ele ganhou bolo, presente e muito carinho. Sem beijos e abraços por conta do distanciamento social, o afeto e o brilho nos olhos ganharam destaque.

O paciente foi pego de surpresa enquanto fazia a quimioterapia. Além dos parabéns, ele recebeu da equipe um café da manhã especial e um banner referente ao calendário anual do setor de Oncologia, Vencedores 2020, em que o paciente foi o destaque do mês de agosto. A emoção tomou conta do Senhor Douglas, que afirmou: “Eu não esperava essa homenagem tão bonita. Eles são meus anjos da guarda, sou muito grato pelo carinho que essas pessoas têm por mim, desde a recepção, apoio, os enfermeiros, médicos. ”

Sr Douglas e a equipe que o homenageou

O paciente iniciou o tratamento contra o câncer na bexiga em março de 2019. Ele conta com alegria a forma com que foi acolhido pela equipe do HSJ. “Quando comecei as sessões de quimioterapia, estava muito mal, quase não andava. Essa equipe sempre esteve comigo, me dando muito suporte e apoio. Quando tudo acabar, eu os levarei em meu coração por toda a vida.”

O Hospital São José preza pelo tratamento humanizado e conta com uma equipe que cuida de uma forma especial, compreendendo que o bem estar emocional do paciente é tão importante quanto o físico.

O paciente ficou muito emocionado em receber o carinho da equipe

 

Salas de Ressonância Magnética e de Tomografia do Hospital São José são modernizadas

O Hospital São José (HSJ) começou o ano com novas melhorias em suas instalações. A unidade, que realiza cerca de 800 tomografias e 400 ressonâncias mensalmente, recebeu aprimoramentos em suas salas para realização dos exames, realizados pela empresa prestadora dos serviços.

Além das mudanças na infraestrutura da recepção, como troca de luminárias, piso e mobiliário para receber mais adequadamente os pacientes, a empresa também realizou a atualização do aparelho de ressonância ao substituir as bobinas de 8 para 16 canais. Esse processo permite uma qualidade superior das imagens, auxiliando melhor os médicos nos diagnósticos dos pacientes e proporcionando mais agilidade aos exames.

São destaques, ainda, os painéis ilustrados instalados nos tetos das salas. A ideia dos desenhos é diminuir a frieza dos exames e distrair o paciente para que ele fique mais tranquilo durante o procedimento. “Nosso intuito foi deixar o espaço mais moderno e confortável para o paciente. Além disso, com o aprimoramento do equipamento de Ressonância, teremos imagens em melhor resolução, altamente relevante para a realização dos nossos diagnósticos. Tudo isso reflete na confiabilidade do nosso trabalho”, diz Dr. Roberto de Lima Pinto, Radiologista e responsável pelos serviços.

A sala ganhou ainda painéis ilustrados
para distrair os pacientes

A ação faz parte de uma série de aperfeiçoamentos que o HSJ, pertencente à Associação Congregação Santa Catarina (ACSC), tem recebido. No último ano, a prestadora de serviços também investiu em um novo tomógrafo com tecnologia inédita no Brasil, capaz de realizar exames em pacientes de até 227 quilos. O equipamento executa exames com baixa dosagem de radiação, realiza exames neurológicos com mais rapidez e ainda é capaz de detectar lesões ocultas de câncer no pulmão. São em média 800 tomografias por mês.

Entendemos que nossos pacientes precisam de todo cuidado possível e isso inclui um olhar diferenciado sobre seu bem-estar, além de cuidados otimizados para recuperação e manutenção de sua saúde física. Está no D.N.A. do Hospital São José cuidar da vida em todas as suas dimensões, por isso nos ocupamos em sempre modernizar nossas instalações, aperfeiçoar nosso atendimento, treinar e capacitar nossas equipes multidisciplinares, para oferecer sempre o nosso melhor para Teresópolis e região”, conclui o diretor executivo do Hospital São José, Sidnei Rugeri.

Sipatma reúne colaboradores do Hospital São José para refletirem sobre qualidade de vida

O mês de dezembro começou com muitas ações no HSJ – Hospital São José (RJ), onde foi realizada a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente (Sipatma) 2019. Focadas no conceito de qualidade de vida, palestras nas áreas do meio ambiente, fisioterapia, nutrição, psicologia e medicina do trabalho fizeram parte da programação, que também contou com sorteio de brindes. O tema dessa edição foi “Seja seu próximo”, mostrando que o cuidado deve ser para todos.

Nos primeiros dias (2 e 3/12), a equipe da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA) circulou em todo o Hospital para divulgar o evento, convidando a todos para tirarem fotos em moldura temática. Já no dia 4/12, o Diretor Executivo, Sidnei Rugeri, saudou os participantes durante a abertura. “É uma honra para mim, recém chegado, participar desse evento. Não vivemos sozinhos, estamos inseridos em um contexto onde tudo está interligado. Por isso, devemos cuidar da gente, cuidar do outro e do meio ambiente”, comentou.

O Diretor Executivo, Sidnei Rugeri, realizou a abertura do evento

Ainda na ocasião, palestrantes ressaltaram os efeitos do meio ambiente na qualidade de vida, demonstrando a importância da preservação do ecossistema; os cuidados com a postura no dia a dia de trabalho; além da necessidade de adotar uma alimentação saudável. Já nos dias 5 e 6/12, aspectos comportamentais sobre a qualidade de vida e informações sobre profilaxia em acidentes de trabalho foram abordados, finalizando a semana de atividades.

Palestra relacionou a qualidade de vida à preservação do meio ambiente

Aspectos psicológicos da qualidade de vida também foram abordados

Hospital São José comemora o Dia Nacional da Saúde

O Hospital São José comemorou no último dia 5 de agosto o Dia Nacional da Saúde com uma programação especial voltada para a comunidade e para os colaboradores em duas ações: uma no HSJ e outra no Teresópolis Shopping. Foram dois dias de evento: no shopping, profissionais do HSJ passaram o dia oferecendo testes de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, dicas de alimentação saudável, distribuição de receitas e avaliação física com profissionais de educação física. Já no Hospital os colaboradores receberam dicas de saúde e alimentação e participaram de sorteio de brindes.

O evento no shopping atendeu mais de 300 pessoas durante o dia e a iniciativa agradou bastante a quem passava pelos corredores, como a aposentada Lineide Lopes, que não escondeu a alegria em poder fazer parte do evento e fez questão de agradecer a todos do HSJ por pensar na comunidade. “Eu amei essa ação, achei simplesmente fantástico. A simpatia de todos que atuaram no evento cativou não só a mim, mas como todos que passaram por aqui, o Hospital São José está de parabéns pela iniciativa”.

A enfermeira Alexandra Gallindo, supervisora da Oncologia participou da ação e demonstrou muita satisfação em poder contribuir com as pessoas. “A nossa população é muito carente de informações e esse trabalho é fundamental. Foi gratificante poder contribuir, um pequeno gesto que demonstrou o carinho e o cuidado do Hospital São José com as pessoas. Acredito que o evento foi um sucesso”.

Evento no shopping reuniu cerca de 300 participantes

Colaboradores também foram contemplados por iniciativa

Hospital São José oferece musicoterapia aos pacientes da Oncologia

Pacientes em tratamento quimioterápico do HSJ – Hospital São José, RJ, têm sido surpreendidos com apresentações musicais no Setor de Oncologia e Terapia Infusional. A iniciativa, promovida em parceria com a Pastoral e Espiritualidade e membros do Coral HSJ, busca auxiliar os pacientes com momentos de descontração e emoção, reafirmando o compromisso da Instituição com o cuidado humanizado.

As apresentações são realizadas durante quimioterapia

Além das músicas, a Irmã Ana Maria Silva, integrante do grupo, também tem acalentado os pacientes com oração e palavras de conforto. “Deus está acompanhando a jornada de cada um de vocês. Que o Senhor lhes proteja e guie durante o processo de recuperação”, disse a Irmã, durante a apresentação realizada no dia 12/4.

Segundo a Supervisora de Enfermagem do setor, Alexandra Gallindo, o projeto é fundamental para o tratamento. “Já sabemos que os efeitos da musicoterapia são benéfícos para os pacientes. Portanto, fico muito feliz em podermos proporcionar essa ação no HSJ, visto que o momento da quimioterapia pode trazer fragilidade aos que estão se tratando”, comentou.

Hospital São José celebra Dia Internacional da Mulher

A sexta-feira do Dia Internacional da Mulher (8/3) começou de uma maneira especial no HSJ – Hospital São José, RJ. Para homenagear colaboradoras e clientes do HSJ, a equipe de Gestão de Pessoas preparou uma surpresa: visitou os setores da unidade cantando uma paródia na qual foram destacadas as diversas qualidades das mulheres. “Pensamos nessa proposta buscando abarcar o máximo de pessoas possível, já que fomos diretamente aos locais onde estavam. Nossa intenção foi levar felicidade e homenagear as mulheres e foi muito gratificante, pois acabamos recebendo mais carinho do que doamos”, disse Monica Oliveira, Coordenadora de Gestão de Pessoas.

A equipe de Gestão de Pessoas passou pelos setores animando a todos com a paródia

Antes da equipe seguir para os setores, a Pastoral da Saúde realizou momento de oração na Capela do HSJ, no qual os envolvidos fizeram suas homenagens às mulheres ressaltando, também, o legado de Madre Regina Protmann. “Fiquei bastante emocionada com a oração e a leitura, o tempo todo pensei em minha mãe, que foi a pessoa mais importante da minha vida. A música foi muito alegre e criativa e creio que todas se sentiram valorizadas com a canção, que também fez uma linda homenagem à Lúcia (Técnica de Enfermagem do HSJ que faleceu em 8/3/2018)”, elogiou Mariane Fischer, Assistente Administrativo da Direção. 

Na capela, o Dia Internacional da Mulher foi celebrado com oração

A paródia foi feita com base na música “Mulheres”, de Martinho da Vila. Confira a letra abaixo:

Vocês são mulheres de todas cores

De várias idades, de muitos amores

Eu lembro da Lúcia, mulher forte que eu sei

E de tantas outras, que ainda conhecerei

 

Vocês são mulheres do tipo destemida

Do tipo acanhada, do tipo vivida

Casadas, solteiras “mas, muito felizes”

Outras são guerreiras e até aprendizes

 

Mulheres cabeças e muito equilibradas

Ninguém é confusa, é do amor e de paz

São elas por elas, escute este samba

Que eu vou lhe cantar

 

Posso ver em todas as

Mulheres a felicidade

Agradeço a Deus, viva a liberdade

Andando por aí a gente pode ver

Você é o sol que ilumina a nossa passagem

Eu não estou mentindo, isto é verdade

Hoje é seu dia aproveitem, sim!

Novo setor de Oncologia e Terapia Infusional é inaugurado no Hospital São José

No dia 28/1 o HSJ – Hospital São José, RJ, inaugurou o novo setor de Oncologia e Terapia Infusional, no 2º andar do principal complexo da unidade hospitalar. Com isso, o HSJ passa a oferecer 16 leitos para terapia por infusão, fornecendo tratamento medicamentoso por via endovenosa, subcutânea ou intramuscular, tanto para quimioterapia em pacientes oncológicos, quanto para tratamentos em especialidades como reumatologia e neurologia. Além disso, a estrutura conta com 3 consultórios, banheiro para pacientes ostomizados e deficientes físicos, entre outras facilidades.

Inauguração contou com a presença de colaboradores, autoridades, voluntários e membros da Pastoral

 

Somos referência na região em tratamento contra o câncer, com cerca de 1900 atendimentos mensais para pacientes do SUS, convênios e particulares. Agora, seremos ainda mais fortes nesse cuidado com os pacientes oncológicos da Região. Agradeço a todos os profissionais e a todos que sonharam com esse momento. Tenho certeza que os pacientes se sentirão mais acolhidos nesse novo espaço”, disse Daniela Weber, Diretora Executiva, durante cerimônia de inauguração.

 

 

Com a presença de colaboradores, líderes, autoridades locais, voluntários e membros da Pastoral da Saúde, a Irmã Ana Maria Silva promoveu momento de espiritualidade na inauguração, acompanhada pelo Frei Edcarlos Hoffman, que abençoou o ambiente com aspersão. “Fico muito feliz em participar desse momento e agradeço aos colaboradores e médicos. Tenho acompanhado a equipe da Oncologia desde o início desse sonho e é uma realização vê-lo concretizado”, salientou a Diretora Técnica Renata Soares. Os médicos Henry Najman e Romualdo Gama também comentaram que atuam desde o início do serviço de Oncologia no HSJ, destacando a importância do momento de crescimento e o legado que querem deixar.

Frei Edcarlos Hoffman abençoou as instalações

Tratamento completo para os pacientes   

O setor de Oncologia do Hospital São José conta com equipe multidisciplinar para oferecer acolhimento e humanização para os pacientes desde a primeira consulta até a finalização do tratamento. O serviço conta com médicos oncologistas, enfermeiros, assistentes sociais, psicóloga, além de nutricionistas e farmacêuticos. Buscando oferecer ainda mais segurança e conforto, o Ambulatório foi transferido de prédio anexo para o complexo principal do Hospital, que conta com Pronto Atendimento, Centro Cirúrgico, Unidades de Internação, CTIs, Centro de Diagnóstico por Imagem, entre outros serviços. “É uma grande vantagem, pois em casos de intercorrências estamos dentro do hospital para conduzir com mais agilidade nossos pacientes para o Pronto Atendimento, por exemplo”, ressaltou Alexandra Gallindo, Supervisora de Enfermagem.

Hospital São José e estúdio de tatuagem realizam parceria em benefício de pacientes oncológicas

O dia 29/1 foi marcante para Ana Cláudia Leal. Paciente do setor de Oncologia e Terapia Infusional do HSJ – Hospital São José, RJ, em virtude de um câncer de mama, Ana Cláudia fez a sua primeira tatuagem, que para ela é um marco de sua recuperação: a pigmentação para reconstrução de auréolas e mamilos. “Sou paciente desde 2010 do HSJ. Depois do câncer, já fiz a reconstrução mamária e coloquei prótese, mas me olhava no espelho e não me via como mulher. Então, recebi a notícia com muita alegria e satisfação”, disse a paciente.

A iniciativa faz parte de uma parceria firmada entre o Hospital São José e o estúdio Terê Ink, por meio do tatuador Lezo Gaspar. “Há um tempo vi um tatuador fazendo esse tipo de trabalho e me inspirei. Conheci a Alexandra Gallindo, Supervisora de Enfermagem da Oncologia e Terapia Infusional, que queria poder oferecer essa ajuda às pacientes. Foi aí que somamos forças. É muito gratificante poder fazer essa contribuição. É algo que levarei para minha vida”, contou o tatuador. “Muitas mulheres passam por tantas cirurgias que é desgastante reconstruir a auréola e o mamilo. Esse tipo de ação é uma benção na vida delas”, completou Alexandra.

Passados 30 minutos de tatuagem, Ana Cláudia se olhou no espelho e se emocionou. “Me senti inteira e quero servir de inspiração para outras mulheres se encorajarem a fazer o mesmo. Para todo mundo que passou por essa cirurgia de retirada de seios, seria uma última etapa: é se olhar no espelho e ver que a doença foi deixada para trás”, declarou.

Da esquerda para a direita: Alexandra Gallindo, Lezo Gaspar e Ana Cláudia Leal

Missa no Hospital São José celebra Madre Regina Protmann e Profissão Religiosa da Irmã Ana Maria Silva

No dia 30/1, o HSJ – Hospital São José, RJ, realizou missa na capela em homenagem a Madre Regina Protmann e também aos 40 anos de Profissão Religiosa da Irmã Ana Maria Silva. O evento reuniu cerca de 100 colaboradores, voluntários do HSJ e membros da Igreja Católica da Região e foi celebrado pelo Frei Edcarlos Hoffman.

A Irmã entrou na Capela homenageando Madre Regina Protmann

“Ambas deram o seu ‘sim’ a Deus e espero que tenhamos sempre a coragem de darmos o nosso ‘sim’ a Jesus para seguimento a essa obra”, disse Irma Adelaide Schledorn, abrindo o encontro, que contou com a participação do coral do Hospital São José, acompanhado, especialmente, pelos noviços da Ordem dos Franciscanos em Teresópolis.  Ao longo do Rito da Palavra, Frei Edcarlos reforçou o trabalho realizado pela Irmã Ana Maria, cumprimentando, também, os convidados.

Irmã Ana Maria contou sua trajetória ao final do encontro

Ao final, a Irmã agradeceu a presença de todos e aproveitou a ocasião para contar sua história de vida. “Quando criança já recebi o chamado. Sentava próxima ao padre durante a celebração e enxugava as minhas lágrimas de emoção na toalha que cobria o altar. Eu ajudava a manter a minha família desde cedo com as despesas de casa, trabalhando em uma fábrica, mas precisei deixar o meu lar por essa causa maior. Ao longo desses anos, ganhei muitos amigos nessa caminhada, que é muito gratificante”, disse. Em seguida, a Irmã, junto aos aniversariantes do mês, recebeu a benção do Frei Edcarlos.

 

 

 

Hospital São José celebra o Natal com atividades

O mês de dezembro no HSJ – Hospital São José, RJ, foi marcado por diversas ações para celebrar o Natal. Abrindo as comemorações, a Novena de Natal proporcionou momentos de muita oração e fé, na capela do HSJ. Além disso, a equipe da Infraestrutura montou um presépio no pátio do hospital, chamando a atenção de todos que por ali passam. Projetado pelo Auxiliar de Manutenção do HSJ,  José Augusto Pereira Neto, o presépio foi feito com diversos materiais reaproveitáveis.

Colaboradores e Pastoral reuniram-se na capela para novena

Presépio chamou atenção no pátio

No dia 19/12 foi a vez dos colaboradores se reunirem na capela para missa. “Estamos reunidos para juntos agradecermos a Deus o dom da vida dos nossos colaboradores que fazem aniversário em dezembro, a nossa caminhada neste ano de 2018 e, de modo muito especial, o cumprimento das promessas de Deus, que por amor envia o próprio Filho para fazer brilhar entre nós sua salvação”, disse a Irmã Ana Maria da Silva no início da celebração. Na ocasião, o Coral HSJ cantou músicas natalinas e uma encenação com Maria, José e o menino Jesus levou emoção ao encontro.

Missa lotou a capela do HSJ

Pacientes são envolvidos pelo espírito natalino    

Papai Noel, coral, distribuição de panetones e um café da manhã especial foram apenas algumas das surpresas oferecidas aos pacientes do Ambulatório de Oncologia do Hospital, que iniciaram o dia com muita oração e música, já na recepção do local. Enquanto isso, pacientes e acompanhantes que aguardavam a quimioterapia puderam desfrutar do café da manhã, realizado pela equipe do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) em parceria com voluntários.

Pacientes da Oncologia foram surpreendidos pela ação

Após se apresentarem na Recepção, os integrantes do Coral HSJ, junto com colaboradores e pacientes que se uniram ao grupo, seguiram para a área de quimioterapia, onde cantaram diversas canções natalinas e religiosas. Durante a apresentação, um voluntário vestido de Papai Noel levou alegria a todos, presenteando os pacientes com um panetone. O cantor teresopolitano Hugo Rocha também apresentou canções sertanejas para animar ainda mais o encontro.

“O evento foi fantástico, uma surpresa muito boa. Sou muito bem cuidado aqui pela equipe”, disse o paciente Manoel Rentes. “É um carinho muito grande para o nosso coração. Cada vez que viemos aqui chegamos com medo, mas sempre somos surpreendidos e acalentados”, completou a esposa Alessandra Rentes.

Para completar a celebração, o Coral HSJ realizou a Cantata de Natal, se apresentando em recepções, área de internação e demais locais do hospital.

Cantata levou espírito natalino a diversos setores do HSJ

Doações da campanha do agasalho do Hospital São José são entregues à comunidade carente de Teresópolis

Cerca de 200 itens arrecadados durante a Campanha do Agasalho do HSJ – Hospital São José, RJ, foram entregues no dia 5/7 à comunidade da Vila do Hélio, em Vargem Grande, Região Rural de Teresópolis. Em parceria com a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Alto, órgão da Prefeitura Municipal de Teresópolis, 13 famílias, totalizando 63 membros, foram beneficiados pela ação.

“Que Deus abençoe vocês e todos aqueles que nos ajudaram com as doações, a quem agradecemos imensamente pelo apoio”, disse Irmã Laura Benincá durante o encontro com as famílias para a entrega dos donativos, no qual também realizou momento de espiritualidade. Ainda para alegrar as crianças, Irmã Laura doou balas e pirulitos, que foram distribuídos na ocasião, que também contou com a presença da Assistente Social do HSJ, Nathana da Silva.

Irmã Laura Benincá realizou momento de espiritualidade com os moradores

Jussara Rodrigues da Silva, moradora da Região, agradeceu o apoio. “Muitas pessoas estão precisando dos agasalhos, então achei muito boa a iniciativa de vocês. Minha mãe já foi cuidada por vocês e agradeço a Deus por toda essa ajuda”, comentou.

A entrega foi realizada na Vila do Hélio, em Vargem Grande, com o apoio do CRAS do Alto

 

Semana da Enfermagem do Hospital São José discute Modelo Assistencial de Enfermagem

Workshop, dinâmicas, sessão de cinema e outras atrações fizeram parte da Semana da Enfermagem do Hospital São José, promovida entre os dias 22 e 25 de maio. Com o tema “O Modelo Assistencial de Enfermagem nas dimensões do cuidar”, a atividade envolveu equipes assistenciais, de Higienização, Gestão de Pessoas, SND e outros setores administrativos.

Abrindo o encontro, o momento de espiritualidade realizado pela Irmã Laura Benincá focou a necessidade de ter coragem para enfrentar os desafios do dia a dia. Além disso, uma homenagem aos Técnicos de Enfermagem Maurício Furtado Pinheiro e Lúcia Maria da Costa Amaral, falecidos em 2018, lembrou a importância do carinho no cuidado ao próximo.

Irmã Laura Benincá promoveu momento de espiritualidade

“Proponho que hoje façamos uma renovação de votos com a enfermagem. Precisamos cada vez mais aliar a técnica ao cuidado com amor e compaixão, acolhendo nossos pacientes que são muito amados por alguém, que espera que esse paciente se recupere conosco. O Modelo Assistencial de Enfermagem (MAE) busca o cuidado com a tríade paciente, familiar e colaborador e é nesse tema que iremos nos focar” –  Paulo Bastides, Gerente de Enfermagem.

Os participantes foram convidados a fazer novamente o juramento da enfermagem, de modo a refletir se o estão cumprindo. Na sequência, o workshop e a dinâmica sobre o MAE trouxeram a discussão sobre o propósito dos profissionais de enfermagem em suas funções, relacionando-o ao modelo assistencial. Por meio de peça teatral, que fez uma conexão com a que foi promovida na Semana da Enfermagem 2017, os profissionais puderam avaliar a transformação do método de cuidado da enfermagem, que se torna cada vez mais humanizado.

Peça teatral falou sobre evolução no cuidado com o paciente

Além dessas atividades, foram apresentados os indicadores do “Caminho do Paciente”, por meio de gráficos que mostravam o tempo para atendimento no Pronto Atendimento; percentual de infecções nas UTIs; retorno não planejado ao Centro Cirúrgico e o Protocolo de Sepse. Com velas acesas pela lâmpada da enfermagem, levada ao local pela colaboradora mais antiga e por outra representando os profissionais mais recentes, todos os profissionais fizeram um novo juramento focado no MAE .

“Fizemos esse evento com muito carinho e queremos abordar os assuntos de maneira dinâmica para mostrar a transformação pela qual estamos passando. Precisamos do apoio de todos, pois somos uma engrenagem, todos participam desse processo.” – Renato Rabe, Coordenador de Enfermagem.

Diversas surpresas marcaram o encontro. Participantes receberam vasos de suculentas e as “pílulas do amor”, para reforçar a necessidade de cuidar bem do próximo. As Irmãs também foram homenageadas pela organização do evento por conta da presença e apoio constantes. Um coral formado por lideranças convidou a todos para cantar uma paródia da música “Oh Happy Day”, ligada ao MAE. O modelo também foi usado para paródia do samba “Explode Coração”, que animou a todos os presentes.

Samba enredo também abordou modelo

“Precisamos da nossa mudança de hábito com foco no propósito da Enfermagem: cuidar com amor. Amor de doação, do toque, do olhar, da sensibilidade em ver e entender a necessidade do outro. Não existe receita, cada um precisa de um cuidado específico, mesmo que o seu problema seja o mesmo”. – Renata Gomes, coordenadora de enfermagem.

Ainda na Semana, o Cine Pipoca exibiu o filme “Um Golpe do Destino”, que estimulou a reflexão sobre a empatia com os pacientes, e o colaborador Rafael Ribeiro, já conhecido no HSJ por suas rimas, apresentou um de seus trabalhos, no qual narra a importância de todas as equipes para o funcionamento do hospital.

Equipes cantaram juntas paródia sobre o MAE

Integração das equipes marcou evento

Mães de colaboradores visitam o Hospital São José

O Hospital São José recebeu no dia 11/5 visitas especiais: as mães de três colaboradoras, selecionadas no Concurso Cultural “Ela é a minha mãe”, promovido pela Instituição. Além da visita, realizada em todo o Hospital, quando passaram pelos setores das vencedoras, as mães foram presenteadas durante cerimônia que contou com a participação de Cristina Heringer, Diretora Executiva, e demais lideranças.

Cristina Heringer falou sobre o amor e o orgulho das filhas presentes nas frases premiadas

As vencedoras foram escolhidas entre vários inscritos após responderem a seguinte pergunta: “Por que meus colegas de trabalho devem conhecer a minha mãe?”. “Selecionar as respostas foi uma tarefa difícil e em todas elas percebi o quanto de amor e orgulho as colaboradoras sentem por vocês”, disse Cristina Heringer na abertura do evento, quando também falou sobre a história do HSJ e a importância da força de trabalho. O encontro também contou com oração da Irmã Laura Benicá, que abordou o legado de Madre Regina Protmann.

O evento contou com momento de espiritualidade

Com 89 anos, Floripes Fernandes Matos já esteve no Hospital São José na condição de paciente, internada em decorrência de um AVC. E agora, 14 anos depois, a mãe da Claudineia Rosa Fernandez (cozinheira) retorna ao HSJ para celebrar o Dia das Mães. “Quando soube que ela venceu o concurso fiquei muito feliz. Foi muito agradável o momento”, elogiou. Para Miriam Tanque Mendonça, mãe da técnica de Enfermagem do Centro Cirúrgico, Camila Senna, outras instituições poderiam replicar a ideia, levando a família para o ambiente de trabalho. “Eu já sabia que a Carla iria vencer. Estar aqui foi uma sensação maravilhosa”, completou Francisca Alves de Siqueira, mãe de Carla Ingride dos Santos (auxiliar da Ouvidoria).

Participantes fizeram visita pelo Hospital

As colaboradoras também comemoraram. “É uma iniciativa incrível, mostrando o quanto o hospital valoriza e nos incentiva, além da oportunidade de trazer a nossa família aqui”, comentou Carla. “Fico grata por mim, mas principalmente pela minha mãe. Me senti feliz demais em mostrar onde trabalho, Instituição da qual tanto me orgulho”, contou Claudineia. Para Camila Senna, a ação trouxe mais uma oportunidade de estar com mãe, já que com o dia a dia corrido não tem muito tempo. “Poder tomar café da manhã com ela aqui e apresenta-la aos meus colegas me deu muito orgulho”, completou.

Mães e filhas também tomaram café da manhã juntas

 Conheça as frases vencedoras:

“Minha mãe é única. Com 89 anos, depois de um AVC, hoje anda e faz me sentir privilegiada por ter uma mãe tão esforçada e com tanta vontade de viver. Eu amo a minha mãe!” – Claudinéa Rosa Fernandez

Claudinéa Fernandez e Floripes Matos

“Ela é uma pessoa que espalha amor e alegria por onde passa e faria o dia dos meus colegas de trabalho mais feliz!” – Carla Ingride Alves dos Santos

Carla Ingride dos Santos e Francisca de Siqueira

“Minha mãe é incrível. Ela é e sempre foi pai e mãe para mim e meus irmãos. Eu tenho orgulho de sua profissão que nunca me deixou faltar nada.” – Camila Senna

Camila Senna e Miriam Mendonça